InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  CalendárioCalendário  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  FacebookFacebook  OrkutOrkut  TwitterTwitter  Movimento Brasil SaúdeMovimento Brasil Saúde  FAQFAQ  

Compartilhe | 
 

 Descentralização da Saúde Pública

Ir em baixo 
AutorMensagem
djtomaz



Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/07/2010

MensagemAssunto: Descentralização da Saúde Pública   Qua Ago 11, 2010 10:33 am

Antes de qualquer pessoa discutir sobre saúde pública, é preciso visitar hospitais públicos nas várias regiões do Brasil e saber realmente o que acontece. Problemas se discutem no local e não atrás de mesa em uma sala com ar condicionado, centenas de quilômetros do de distância. A saúde não pode esperar. Conforme discutido no debate presidencial na TV Band (05/08/2010), foi levantada uma questão envolvendo três gargalos do Brasil: educação, saúde e segurança.

Dessas áreas a que mais gira recursos, mesmo que insuficientes, é a saúde, basta ver o que o governo gasta, por exemplo, no Hospital de Clínicas da UFU em Uberlândia ou mesmo na UFTM em Uberaba.

O hospital de Clínicas de Uberaba esteve e continua na “UTI”, sendo ameaçado de ser fechado por várias vezes. E mais, além dos recursos federais para os hospitais não serem suficientes, ainda sofrem com corrupção. Tivemos nos últimos anos, nesses hospitais, várias denúncias feitas pelo Ministério Público de desvio de verbas, superfaturamento e até mesmo a realização de procedimentos desnecessários para justificar o gasto de verbas.

As dificuldades são grandes e o Governo Federal conduz tudo bom mãos de ferro. Qualquer tentativa de se privatizar a administração de determinados recursos logo é criticada por vários setores, dizendo que o governo não pode perder as rédeas. Usam o a palavra neoliberalismo para tudo, sem nem saber o que significa. A função do Governo Federal, basicamente, deve ser de arrecadar recursos, criar leis e fiscalizar fortemente as entidades públicas e particulares quem administrem tais recursos.

Por natureza a administração pública tem que usar sempre do serviço e produto mais barato, mas na prática isso está longe de significar economia. Qualquer mãe e pai de família que administrem uma casa sabem muito bem disso, mas a administração pública não sabe.

As Unidades de Atendimento Integrado de Uberlândia, ou simplesmente UAIs, são entidades não governamentais sem fins lucrativos. A FUNDAÇÃO MAÇÔNICA e o SAL DA TERRA administram muito bem os recursos, contratam profissionais e fazem uma bela administração. Isso ajuda a desafobar o atendimento no Hospital de Clínicas da UFU, sendo que toda a triagem é feita pelas UAIs.

O Município de Uberlândia já faz isso há anos e funciona muito bem. Claro que tem muita coisa ainda que pode melhorar, mas está acima do padrão do país.

Temos que descentralizar a saúde e não descentralizar a arrecadação. A saúde pública é local, com problemas locais. Porque não passar todo o recurso para o Estado-membro ou mesmo para os municípios. Talvez ainda, em caso de vários municípios pequenos, pode-se criar um administração regional dos recursos e das políticas locais ligadas à saúde.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gborges



Mensagens : 20
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 62
Localização : Uberlândia, MG

MensagemAssunto: Vamos Postar   Dom Ago 15, 2010 9:07 pm

Belo trabalho djtomaz. Por favor continue postando tudo que puder a respeito da saude. Gborges
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
marina z
Convidado



MensagemAssunto: violencia doméstica e contra a mulher é questão de saúde pública   Sex Out 15, 2010 3:56 pm

os agravos decorrentes da vivência dentro do contexto de violência doméstica, principalmente dirigida á mulher, tem sido muito onerosos também para a saúde pública. É necessário realizar um trabalho preventivo para promover saúde para quem vive neste contexto. Torna-se necessário uma interlocução entre diversos dispositivos da sociedade para que se possa oferecer estes cuidados, envolvendo a gestão pública e privada.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Descentralização da Saúde Pública   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Descentralização da Saúde Pública
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vigília: Doutrina Bíblica ou Invenção?
» Tudo sobre o osculo santo da Caridade o beijo santo !!
» CAP 33 - UM ESTUDO SISTEMÁTICO DE DOUTRINA BÍBLICA POR QUE O LAVA PÉS NÃO É UMA ORDENANÇA DA IGREJA?
» Eu sou livre! Estudo Bíblico sobre: "Eu sou livre!"
» Quem é o Dragão, a Besta e o Falso Profeta do Apocalipse?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Rede Mobiliza Saúde - Serra 2010 :: Mobiliza Saúde Regional - Discuta neste espaço a saúde de sua região. :: MG - Triângulo Mineiro-
Ir para: